quinta-feira, 22 de julho de 2010

Por quê?

Cof cof cof.. tosse chata u.u

Por que uma pessoa cria um blog?
Já faz um tempo que eu sinto vontade de criar um blog, um espaço para dividir minhas ideias com, sei lá, o mundo todo (ou pelo menos com o mundo todo que fala Português). Acredito que, em um blog, conseguimos transmitir aquilo que realmente queremos, na magnitude que quisermos, algo que não acontece por exemplo no Twitter, com seus limitados caracteres (vale ressaltar, porém, que gosto muito da proposta do site).

"Beleza Joe, você acaba de responder à pergunta feita por você mesmo."

Então faço outra pergunta: por que as pessoas gostam tanto assim de dividir suas ideias com outras pessoas?
Eu mesmo, estou criando este blog tendo a certeza de que provavelmente só uma meia dúzia de pessoas vai ler o que eu estou escrevendo. Dessa meia dúzia de pessoas, umas duas devem comentar algo no final do texto. Ou seja, pode até ser que eu esteja dividindo minhas ideias com os outros, mas se o alcance disso é curto, qual é o propósito? A verdade é que o simples fato de expor ideias, pensamentos e ideais, já se configura como uma proposta interessante. Não importa muito se uma grande quantidade de pessoas vai ler meus textos (mentira.. importa sim, e eu espero que este blog seja bem frequentado no futuro), mas o fato de ter um espaço pra despejar tudo aquilo que perturba ou polui ou massageia ou exercita sua mente é algo bastante agradável.

"Que esperto Joe. Respondeu de novo sua própria pergunta."

Então por que é tão agradável?
Por que é tão agradável sair digitando tudo aquilo que surge na sua mente, em forma de texto, em uma "folha" em branco? Por que o simples fato de escrever faz tão bem? Na escola, é natural você ter preguiça de copiar aquela matéria chata que o professor está passando no quadro negro (branco, sei lá), mas ao escrever uma carta para um amigo ou para a namorada (que pena se você acha isso cafona..), ao escrever uma história bolada por você, ou ao simples fato de escrever "qualquer coisa sobre sua quarta-feira" em um blog, a sensação que se tem é que você tem o controle sobre seus pensamentos, sobre aquilo em que você acredita. É a pura e simples sensação de prazer, de satisfação em fazer algo. É uma sensação disfarçada (ou não) de liberdade, e, sejamos sinceros, se sentir livre é um dos maiores prazeres do ser humano.

"u.u de novo..."

É eu sei, parece simples explicar os motivos que fazem uma pessoa divulgar suas ideias, seja em um blog, Fotolog, Twitter, nos vlogs.. a exposição de ideias remonta os tempos antigos, onde, inclusive, pessoas eram julgadas, torturadas e até mortas por revelar e defender um pensamento (... tempos antigos?), mas, mais fascinante que o desejo por dividir ideias, é o desejo por compartilhar dessas ideias. Tão bacana quanto dividir um pensamento, uma opinião, é ter acesso a opinião de outra pessoa e ver que esta opinião bate com a nossa, se amolda ao nosso jeito de pensar, de ser. Tão curioso quanto falar sobre determinado assunto é ter a curiosidade de saber o que o outro pensa, no que o outro acredita, e a partir daí nos tornamos defensores ferrenhos daquela pessoa que defende justamente aquilo que você também defende e sabe-se lá quais outras atitudes mais uma pessoa pode tomar por acreditar que aquilo que o outro pensa é o certo. Em resumo, tão fascinante quanto dividir ideias, como eu já disse, é o fato de que nós podemos também compartilhar de outras ideias.

E aí eu deixo a bola pra vocês: por quê?

[beijos, em especial, para a Dana. ;** ]

9 comentários:

  1. Blog é coisa de criança, toma vergonha na cara e vira homem.
    Você não é uma garotinha de 12 anos, Joe, isso aqui não combina com você.

    Palavras de um amigo anônimo desapontado.

    ResponderExcluir
  2. Puxa cara, uma coisa que um blog não é, é coisa de criança heh. Coisa de criança, ao meu ver, é tomar a atitude que você tomou. Garanto que você tem coisas bem mais interessantes pra fazer do que vir até o meu blog pra fazer um comentário tão inútil e sem valor, não cometa mais esse erro. Aproveite melhor o seu tempo, jogando video game, fazendo sexo, sei lá heh =)

    Ah, caso queira comentar neste espaço de novo, vire homem você, não seja uma mocinha e se identifique ;) abraços.

    ResponderExcluir
  3. Já tive um blog, qdo era uma febre, antes do orkut e do facebook. Era bem legal, e alguns amigos daquela época os mantenho até hj. E blog não é coisa de criança; é um espaço de quem pensa, sabe escrever e tem coragem de expor suas ideias. Continue.
    Um abraço
    Sérgio Monteiro (Parquet)

    ResponderExcluir
  4. Joe.. isso ae... não liga pra comentários anonimos...deve ser inveja =D
    E sim...escrever faz muito bem... não importa como e quando.. e se expressar é sempre bom...

    Até eu me inspirei a voltar com meu blog ;)

    É a Ly_ viu?? ahuahua

    ResponderExcluir
  5. muito legal Joe, eu tbm fiz um com o msm proósito, ja tenho ele a 1 ano e gosto muito, como vc disse mesmo que seja pra um pequeno público, vale a pena! pq depois vc para e lê o que ja escreveu e pensa poxa como eu tava nessa época e tals, ou como eu evolui, coisas desse tipo! é mto bacana, te seguirei e visitarei sempre!

    beijos,
    a joca (da comu do Nole, ou Mardy como preferir)

    ResponderExcluir
  6. oooh um blog do joe *-*
    gostei, exponha suas idéias!!! *-*

    eu fiz o meu com um propósito diferente, foi mais pra organizar minha cabeça e registar algumas coisas importantes, mais pra mim do que para os outros mesmo, mas ainda assim adoro receber comentários *-*

    vida longa ao seu blog! *-*/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que gostei muito do seu Blog.
    Admirei muito o seu trabalho, lindas as
    palavras .. Nem sei o que comentar.
    Pessoas sempre nos criticam mas, muitas das vezes: Essas nunca farão algo igual ou melhor.
    Smp que precisar e eu puder ajudar, estarei aqui.

    ABxx.
    AMEI o texto de verdade .. )) *

    ResponderExcluir
  8. Eu me fazia as mesmas perguntas e do início ao fim do seu artigo tive que concordar. Hoje em dia me sinto feliz de ter meu blog, de ter meus seguidores (mesmo poucos), mas tenho meu espaço, ninguém me enche a paciência e todo mundo sai ganhando nessa história... isso que eu acho importante!!! abraço

    ResponderExcluir
  9. Cara, como sempre, gosto muito da forma como expõe as palavras, sua forma de pensar, opinar, até mesmo criticar. Você sabe o quanto eu te acho um cara foda! Tenho muita certeza que vou ler muita coisa boa no seu blog! Abraços e tudo de bom!!

    ResponderExcluir