segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bom dia! Eu te amo!

Você já deu "bom dia" para alguém hoje?
Se você é uma pessoa gentil, de certo já desejou "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para uma porção de pessoas. É natural do ser humano bem educado esse tipo de comportamento...

... mas e a expressão "eu te amo"?
Com que frequência você diz que ama alguém?


Assim como é normal desejarmos um bom dia para um colega de trabalho, para aquele fulano que entra no elevador, ou para a moça do caixa da farmácia, é de certa forma normal também dizermos "eu te amo" para os nossos pais, nossos irmãos, enfim, para nossos entes queridos, aqueles que realmente amamos e que sabemos que nos amam também. Quando você deseja um bom dia para alguém, muitas vezes você nem se preocupa se aquela pessoa vai mesmo ter um dia bom; você apenas está sendo cortês, e a pessoa que recebe o bom dia entende isso na hora que te deseja o mesmo de volta. Podemos dizer, inclusive, que o "bom dia", apesar de ser uma demonstração de gentileza e respeito, é uma expressão por demais corriqueira.

Acontece que a expressão "eu te amo" também está se tornando corriqueira, banal, para grande parte das pessoas (em especial para os fãs de determinados ídolos, e para grande parte das pessoas que se apaixonam por alguém).

Hoje em dia, um casal de namorados se apaixona e, em menos de uma semana de relacionamento, já declaram que se amam eternamente, sem nem ao menos ter o cuidado de entenderem qual o peso que a palavra "amor" tem, frente aos outros sentimentos. O mesmo acontece com adolescentes fãs de um cantor da moda ou de uma banda que tem sua música em voga nas rádios ou na internet. Elas (e por algumas vezes eles o.o) declaram amor a estas personalidades de forma doentia, esquizofrênica, e o pior de tudo é que não são amadas (ou amados) da mesma forma por seus ídolos, como retribuição. É uma declaração de amor vazia, e que, por ser vazia, chega a manchar o verdadeiro significado da palavra "amor".

Quando você entende o poder da palavra "amor", você diz "eu te amo" como forma de entregar o seu coração a uma pessoa, e você só diz isso porque conhece a outra pessoa por inteiro. Ao dizer "eu te amo" para uma mãe ou para um pai, você está expressando a eles toda a sua gratidão por todos os anos de carinho, de dedicação, de entrega, para que você crescesse com dignidade e moral. Quando você diz "eu te amo" para alguém, você está permitindo que esta pessoa veja a sua alma, até porque você já consegue também vislumbrar a alma deste alguém. Não é uma expressão que deve ser dita ao sabor do vento; deve ser dita quando você SABE o que realmente está querendo dizer.

Infelizmente são poucas as vezes em que vemos isso acontecer, ultimamente.
As pessoas estão confundindo "amor" com "paixão", dizem "eu te amo" da mesma forma batida com que dizem "bom dia" e, ao mesmo tempo que declaram amar aquela pessoa, no outro dia já estão odiando-a, seja lá por qual motivo. Devemos nos policiar na quantidade de vezes que dizemos amar alguém, e para quais pessoas estamos dizendo isso, afinal, tratar o amor, que é o sentimento mais completo e pleno que uma pessoa pode sentir, de uma forma frívola, é um desrespeito à própria pessoa que dizemos amar.

Bom dia.

6 comentários:

  1. Adorei o texto.
    A mais pura verdade.
    A M O.

    ResponderExcluir
  2. Durante anos tive dificuldade para expressar meus sentimentos. Mas , de alguma forma, isso me ajudou um pouco. Hoje, sei identificar o que é o amor e o que simplesmente é adimiração ou paixão.
    Na adolescencia, principalmente, os sentimentos são muito arrebatadores, e provavelmente quando o coração bate mais forte e a pessoa se sente sem ar, logo iamgina que seja o amor, aquele desca rito nos livros e nos filmes.
    Na verdade, vejo o amor como algo mais sereno e equilibrado, aquele sentimento que não ignora os defeito, mas os aceita. O sentimento que permite fazer de tudo para a judar o outro, mas saber criticar quando necessário.
    Acho que o grande crime contra o "eu te amo", não acontece na adolescência, mas sim na vida adulta, aonde as pessoas se deixam levar pela carência e tentam se entregar ao primeiro que aparece, dando um pouco mais de carinho, ou simplesmente sendo educado.
    Felizmente eu sei exatamente, quem eu amo, e quais são as pessoas que eu somente admiro e quero bem.
    Aprendi a não perder a oportunidade de dizer "eu te amo" para quem realmente merece ouvir, não sabemos o dia de amanhã e meus amigos, familiares não estarão aqui para sempre.

    Então ame, sempre, mas ame de verdade.Se usar o "eu te amo" como "bom dia", quando realmente estiver amando a frase não fará mais sentido algum.

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  3. Já dizia o ditado "Eu te amo não é bom dia"! Falar bom dia pra alguém é menos prejudicial do que falar eu te amo mesmo sem sentir!!

    Eu acredito que existam várias formas de amar, e acredito sim que haja amor entre fã e idolo, um amor baseado na admiração, só que nem sempre essas declarações são verdadeiras e nem sempre esse amor de fã pra ídolo é duradouro ou tem fundamento!!

    Sou fã de várias pessoas, e fã antiga...pelp menos sou fã do Kaká a uns 8 anos pra mais... porém nunca sai falando que amo ele hauhaha e nunca esperei que ele falasse que me ama hauhauhauha =P
    Mas sei que pode ter esse sentimento, afinal de contas ser fã de alguem acarreta um certo empenho!! e isso causa admiração!!

    Sobre amor entre pessoas... isso fica mais dificil...vai ver é por isso que esse povo sai falando eu te amo, no fundo é mais fácil de lidar com alguém que vc nunca vai ver!!! =S

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Joe!! as pessoas ultimamente tendem a confundir amor com admiração!!
    E isso é um problema muito grave, pra mim a a frase "eu te amo", é muito mais do que uma frase, é alguma coisa forte q vc diz pra alguem q vc gosta muito, e como vc disse q vc conhece!! Acontece q hoje em dia (como tudo q está acontecendo), as pessoas acabam falando coisas q realmente não sabem, o q realmente sentem.
    that's it!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto.... também tenho visto que o "EU TE AMO" virou moeda de troca para as pessoas conseguirem o que querem... perdeu-se o sentido literal da frase!!! Acho uma pena pq cada vez mais é dificil um amor até que a morte nos separe!!!

    ResponderExcluir
  6. vc faz tanta propaganda disso aqui no twitter que eu tive que dar uma olhada XD
    eu já tive um blog uns anos atrás, mas chegou um ponto que cabou o que eu tinha pra dizer e perdeu a graça
    boa sorte aí joe, vo ser sincero e dizer que nem li o texto pq é mto grande e to no trampo, mas é isso aí XD

    ResponderExcluir