quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A vida vale uma vida?

Um rapaz de 16 anos embarca em um ônibus com sua namorada, tromba em uma mulher com um bebê no colo, ouve reclamações dela, e um homem, alheio ao fato, entra na conversa. Os dois discutem, o homem se senta em seu lugar, faz um telefonema para alguém, e minutos depois o rapaz é morto por este alguém, que acabara de entrar no coletivo. Em uma outra cidade, um pai leva a sua família toda dentro de um carro e, por acidente, esbarra o mesmo em um outro veículo. Não bate, esbarra apenas. O motorista do carro atingido, furioso, persegue o carro da família, atirando sem parar, como naqueles filmes de ação. De repente, no banco de trás, um dos filhos do homem perseguido nota que fora baleado e chora. O pai, de súbito, para e sai do carro, no intuito de conversar com aquele que lhe persegue, mas não consegue dizer nada, recebendo uma chuva de tiros do motorista enfurecido ali mesmo, à luz do dia, na frente da família.

Estes fatos aconteceram no Brasil, e foram destaque nos jornais, semanas atrás.

Afinal de contas, quanto vale uma vida, nos dias de hoje?


Está se tornando comum nos noticiários vermos crimes sendo cometidos quase sem motivo algum, e tal fato "se tornar comum" é motivo de preocupação. Não se tem mais respeito pela vida, pela família, pelo indivíduo como sendo um indivíduo, não se tem mais respeito a nada. Aos delitos cometidos por marginais nós infelizmente já estamos acostumados, mas quando uma leva de crimes passa a acontecer e pessoas "comuns" estão envolvidas, como descrito acima, o que devemos pensar?

A sensação que paira no ar é a de que nossa liberdade, já tão cerceada por conta dos bandidos e da falta de segurança pública que é crônica em nosso país, está ainda mais restrita, mas a um ponto que não iremos suportar, afinal, qualquer pessoa ao seu redor pode se tornar um assassino em potencial. O rapaz que teve a infelicidade de esbarrar em uma mulher no ônibus foi morto por este motivo. O pai de família que arranhou o carro do outro motorista, apenas arranhou, perdeu a vida na frente dos filhos e da mulher. Isso sem mencionar os exemplos onde a pessoa queria apenas fazer o bem, ajudar, e recebeu tiros como agradecimento. O medo toma conta de nós até mesmo quando queremos fazer uma boa ação, quando queremos alertar alguém sobre qualquer coisa.

Se você está em uma farmácia e vê um homem jogando no chão um punhado de papéis, sendo que ao lado dele encontra-se uma lixeira enorme, você automaticamente pensa em pedir a ele que jogue o lixo na lixeira, até porque você foi bem educado e tem noções de preservação do meio ambiente, mas você acaba por não fazer nada, uma vez que, ao tomar esta atitude, a ignorância do ser humano a sua frente, que acabara de discutir com a balconista do estabelecimento por conta de 10 centavos, pode prevalecer e te presentear com uma bala na testa. Sim, eu passei por esta situação, quis muito alertar aquele homem sobre o ato grosseiro que ele estava executando, mas fui impedido por meu próprio medo de "morrer de graça".

Temos o costume de colocar a culpa no governo, diante tanto horror, mas sinceramente não sei se a impunidade seria o único motivo que leva essas pessoas a cometerem crimes tão banais, e também não sei enumerar todos ou mais motivos que expliquem essas barbáries. Vale lembrar que neste texto estamos falando de homicídios apenas; tantas são as demais barbaridades que o ser humano tem proporcionado à sociedade, que perderíamos uma vida inteira tratando deles. Eliminar aquele que te julgou mal, ou aquele que lhe causou algum dano, está se tornando rotineiro na mente de pessoas que eu não sei o que têm na cabeça e no coração. Parece que as pessoas querem brincar de Deus ao tirar estas vidas, mas Deus nunca se aproveitaria de critérios tão fúteis para tirar a vida de alguém. Enfim, não sei de nada, para minha infelicidade e desespero.


"Uma vida inteira"...
Nos dias de hoje, a ignorância de alguns tem, diariamente, encerrado vidas inteiras de muitos, em segundos. Talvez estejamos mesmo no fim dos tempos.

8 comentários:

  1. Realmente é muito preocupante.
    "Talvez estejamos mesmo no fim dos tempos."
    Sinceramente não consigo entender o pq de tanto descaso com a vida, que é nosso bem mais precioso :(

    Seu texto está otimo, gostei msm :)

    ResponderExcluir
  2. Como sempre.... espetacular!!!! Tudo o que você disse a gente está presenciando diariamente na porta de casa... isso é um absurdo!!! A mudança só vai ocorrer se os detalhes (cada cidadão) tomar posse do todo (interesses do país), ai sim teremos uma sociedade justa e em paz!!! Grande abraço.... muito bom seu texto!!!

    ResponderExcluir
  3. Morrer fazendo a sua parte como cidadão e como ser humano não é morrer de graça. Morrer de graça é morrer sem ter feito nada para tentar mudar a situação. Não que eu ache que as pessoas devam sair por aí enfrentando o crime como super-heróis, mas se nós tivermos medo de fazer o bem sem olhar a quem, nós estaremos fortalecendo o mal.

    Excelente texto, irmão. Você tem me surpreendido bastante com este blog, parte graças à sua maneira de pensar e parte graças à sua habilidade literária. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Boa colocação Joe!
    Sei de todos esses casos que citou e de outros,outros e outros...
    Enfim; estamos vivendo em tempos que a vida não tem valor algum;banalizou-se tudo!
    Quem tem em sua vida,paz,amor e harmonia... tem que agradecer a Deus de joelhos,pois de pé, é muito pouco; agradecer pelo simples fato de respirar!!
    Não queira buscar explicações ou entender tudo que acontece ou porque acontece... vc nunca as encontrará!
    Joe eu me permito não focar,encucar demais com esses fatos,isso me machuca muito!
    Agora que um ditado popular;"quanto mais conheço o ser humano mais gosto do meu cachorro" >> Realidade pura!
    Vc escreve muito bem!
    Bjs *-*

    ResponderExcluir
  5. Bom, ... nem tenho muito a dizer.
    Apenas lamento e alerto que sim, o fim
    está próximo ... Vamos cuidar daquilo que Deus nos deu. A vida *-- *

    ResponderExcluir
  6. É querido realmente o fim dos tempos!! E o pior é como você disse, as pessoas ja acham isso comum, não causa mais pavor , pãnico , não causa constrangimento algum, virou cotidiano e isso é o que mais me intriga, nao consigo ver o mundo desse jeito... pra mim vai ser sempre algo anormal, atos irracionais do ser humano, eu realmente não entendo, por tao pouco tiram a vida de alguem!! É inexplicavél!! Isso é falta de amor , amor no mundo, amor entre as pessoas, tanto q todo mundo tem medo de todo mundo, e se vc ama alguém esse alguem pode até te odiar e desejar mal pra vc sem vc saber... hj reina inveja... o Mundo do CAOS!!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente Joe, adorei o post!!hoje em dia é complicado sairmos na rua com medo de levar um tiro no peito sem ao menos fazermos nada, vide hoje no Rio de Janeiro onde parecemos estar numa guerra civil,entre mocinhos e vilões, e inocentes são traumatizados com esse tipo de situação.
    Acho q nós deveriamos amar como os nossos queridos animais considerandos irracionais, onde vejo casos de por exemplo, um cachorro cuidando de um gato, ou mesmo o gato cuidando do macaco. O ser humano q deveria ser uma pessoa inteligente, acaba se tornando uma pessoa estremamente estúpida e arrogante, q só pensa em si!! e o pior que é um ser que sabe o q está fazendo, sabe os princípios certos e errados, e mesmo assim continua na burrice de fazer as coisas erradas, quantas pessoas ainda vão morrer por burrice?? eu não sei!!
    Outra coisa é ver uma pessoa dirigir, lembro do filme do pateta, onde o pateta fora carro era um homem pacato, com amor a família, mas quando ele colocava a mão no carro, era um outro homem, furioso, e cheio de problemas.
    Acho até q escrevi de mais, mas não acho q o ser humano tenha salvação, ao menos se tiver uma base desde pequeno, pra assim quem sabe construirmos os homens de amanhã.

    ResponderExcluir
  8. Alguns teóricos poderiam falar que isso faz parte da natureza humana.

    Pode até ser verdade, não nego que em momentos de muita raiva já não pensei em machucar uma pessoa, até mesmo em sinal de revolta por algum ato grosseiro.

    A questão é, o que me impede de fazer isso pode não impedir outras pessoas.

    Autocontrole, respeito à vida, bom senso, medo de ser punido, tolerância?? A falta de uma dessas coisas ou de todas elas podem ser a resposta para tais situações.

    O importante é perceber que isso independe de estado ou cidade, é um mal que atinge toda sociedade, e não descobrimos ainda como enfrentar isso, e nem como lidar. =/

    Talvez seja mesmo o fim dos tempos. Só espero que sirva para o começo de tempos melhores.

    ResponderExcluir