quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pequenas Grandes Coisas

Um "bom dia" retribuído.
Um abraço mais longo e apertado que o normal.
Uma música que toca na rádio bem na hora em que você estava pensando nela.
Uma pessoa que vai te visitar no seu escritório de surpresa, só pra bater um papo.
Uma revoada de pássaros que cruza o céu enquanto você espera seu ônibus naquela rua barulhenta.

Em quê essas coisas fazem sentido?

Para muitos, a vida é por demais corrida.
As pessoas acordam cedo, correm pro trabalho ou para a escola, se deparam com uma pilha de assuntos importantes para resolver ou matérias para estudar, se encontram rodeadas de pessoas interessantes ou simpáticas, fúteis ou ignorantes, e são obrigadas a conviver com elas, daí chega o fim do expediente e as pessoas finalmente podem voltar para casa, mas não sem antes enfrentarem o trânsito cada vez mais caótico das cidades grandes, onde os engarrafamentos se tornam uma surpresa quando NÃO acontecem, e com isso estas pessoas que chegariam em casa às 20hrs, acabam por chegar às 22hrs, totalmente estressadas e sem paciência de jantar à mesa com suas famílias, sendo que muitas vezes elas ainda têm que lidar com os seus filhos pequenos e mimados, ou que são aborresc.. err, adolescentes, que brigaram com a namorada ou que querem se rebelar por qualquer motivo (isso quando os problemas não envolvem drogas e bebidas), não restando então para estas pessoas alívio maior que enfiar a cabeça no travesseiro, de certo já na madrugada, para que no outro dia todo esse turbilhão de caos talvez volte a atormentá-las.

Ufa!
A vida realmente pode ser um inferno, mas todos os dias a vida, estando ou não nesse ritmo acelerado, nos dá a chance de, pelo menos por um breve momento, saírmos desse amontoado de perturbações, ou até mesmo de um marasmo incurável. Ela nos dá essa chance por meio das pequenas coisas, dos pequenos gestos, dos pequenos detalhes. Às vezes você sai pra almoçar com um amigo, e lamenta o fato de não poder ir em um evento pago do fim de semana, por falta de dinheiro. Daí o assunto muda, vocês voltam pro trabalho, passam em frente àquela banca de revistas que vende os ingressos pro tal evento, e qual não é a sua surpresa quando seu amigo para na banca e compra os ingressos pra você, dessa forma inesperada mesmo, sem pedir nada em troca?! O dia continua, o céu ganha tons de cinza escuro, cai um temporal daqueles, a rotina no trabalho suga todas as suas forças e, bem no fim da tarde, quando você se prepara para ir embora, já com o guarda-chuva em mãos, cabisbaixo, a chuva para, o sol volta a reinar absoluto (mesmo fraco) no céu azul que se abre, e o arco-íris também faz questão de aparecer!

São pequenas coisas que, quando devidamente percebidas por nós, têm o poder de fazer o tempo parar, por breves segundos, ou até mesmo por minutos. São detalhes e gestos que, por serem tão surpreendentes, nos dão a chance de olharmos pra vida com outro olhar, um olhar mais generoso, mais tenro. São momentos que, quando apreciados por nós, têm o poder de, inclusive, suavizar o efeito do turbilhão de caos que pode insistir em nos derrubar, até porque, quando olhamos pra vida com um olhar mais suave e otimista, temos mais capacidade de resolver até o pior dos nossos problemas. E é aí que percebemos em quê estas pequenas coisas fazem sentido.

Eu sou um verdadeiro admirador destes pequenos detalhes. Triste daquele que não os aprecia.
Nunca é tarde para adotar este hábito. Passe a observar também estes pequenos grandes gestos, no seu dia-a-dia, e passe a perceber como, mesmo com todos os problemas, vale a pena sim, curtir a vida.

Afinal, "como não ser feliz, quando se atenta às pequenas coisas da vida?" ;)

7 comentários:

  1. Texto impecável!!!! Está de parabéns!!!! Grande abraço!!! @brunotavaresfot

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto... se todos soubessem aproveitar essas pequenas coisas da vida, garanto que o mundo seria melhor.. e olha que sempre elogiam os brasilieros por sempre fazer piada das desgraças!!!

    Tirar 5 minutos pra olhar o ceu ou simplesmente "morcegar" como dizia uma amiga sempre faz bem... revigora e da forças...assim como fazer coisas pensando muito mais nos outros do que pra si mesmo... no fim todo mundo sai ganhando!!! =D

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, amigo!!!!!
    amei seu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O que acontece, Jow, é que o mundo é feito de momentos. Cada momento tem a sua duração idiossincrática, ou seja, de tamanho totalmente subjetivo. Quando você dá valor às pequenas coisas da vida, esse valor aumenta proporcionalmente à felicidade do sujeito. E por serem pequenas coisas, elas acontecem com frequência imensuravelmente maior do que as coisas ditas grandes, apenas são imperceptíveis para quem não quer ver. Assim, a probabilidade de você viver satisfeito com a sua vida e com o mundo como eles são aumenta consideravelmente. E todos sabemos (ou deveríamos saber, já que até pesquisas científicas, filosóficas, literárias e/ou religiosas corroboram a seguinte afirmativa) que felicidade atrai felicidade, sucesso atrai sucesso, tristeza atrai tristeza. Viva as pequenas coisas que as grandes virão até você!
    Abraços,
    Rodrigo
    (The Knight Who Says Meh XD)

    ResponderExcluir
  5. Talvez as grandes verdades estejam nestes pequenos gestos - pq sinceros. Eu me apego muito nisso, e levo em consideração qdo algo trágico, desastroso acontece. Pq a verdade reside na espontaneidade.
    Um abraço
    S. Parquet

    ResponderExcluir
  6. Dou muita atençao a tudo isso.
    Amo viver a amo a vida.
    A simplicidade nos ensima o bem maior.

    ResponderExcluir
  7. É lamentável eu ter que aceitar o fato de que estou ficando mais para o conceito que você passou no primeiro parágrafo... Esse ano de 2010 foi bem diferente pra mim, em um monte de coisas, e acho que nunca corri tanto na minha vida. As responsabilidades aumentaram exponencialmente e os prazos diminuem. É uma loucura.

    Mas, mesmo que em menor quantidade, ainda sim eu consigo ver/perceber/sentir as pequenas coisas boas da vida, nas mais variadas formas. Isso é bom, porque sentir isso não tem preço, e saber que eu sinto isso me faz parceber que estou vivo, e como tudo é tão frágil e passageiro.

    Pretendo voltar para como eu era antes. E não quero que seja apenas mais um discurso de político... rs.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir