quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mudanças

Você vai levando a sua vida numa boa, naquela rotina a qual já se acostumou, quando de repente: PÁ! Surge uma borracha e um lápis à sua frente, seja lá por qual motivo, indicando que é hora de mudar o ritmo, o rumo das coisas. Chega a hora de dar um novo desenho à sua vida, e é você mesmo que vai assumir o comando dos traços.

Quantas vezes você já se deparou, no susto, com esta situação?


Atenção! Isto é um desabafo em forma de texto. Heh.

As mudanças são várias, e em várias épocas de nossas vidas: mudança de colégio, de endereço, mudança de pensamento, de condição social, dentre outras. São mudanças naturais, quase automáticas, às quais você passa à medida que vai crescendo, e geralmente não é nada difícil passar por tais transformações (por seu caráter inerente ao ser humano). A grande questão fica por conta do momento em que você, já crescido, precisa mudar alguma situação na urgência, sem saber como fazê-lo e sem saber quais serão os resultados desta sua mudança. A insegurança que bate dentro da gente é absurda, você se sente sozinho e despreparado para assumir novos desafios, tendo receio de trocar aquilo que te proporciona conforto por algo desconhecido.

Eu estou passando por esta fase atualmente: estou mudando de emprego, por necessidade.
Estou trocando um emprego que me proporciona muitas coisas boas há mais de quatro anos, por algum outro onde eu possa ganhar mais. Parece simples. "Ah Joe, você tem 23 anos; não pode fazer de uma mera mudança de emprego um bicho de sete cabeças." Realmente não posso e não o farei. Acontece que, a medida em que você vai envelhecendo, ganhando idade, as responsabilidades passam a ter o peso triplicado sobre suas costas, logo, qualquer "decisãozinha" que precise ser tomada, com efeitos a longo prazo, você acaba transformando na "maior decisão da sua vida", onde a impressão que se tem é a de que você não pode errar na escolha, pois se errar já terá dado um passo que não mais voltará para trás. Quanto maior o seu "senso de responsabilidade", maior é a paranóia que se firma em sua cabeça, em um momento como esse.

Mudar, por vontade própria ou por pura necessidade, ao contrário do que a simplicidade do verbo parece querer demonstrar, não é algo tão banal assim, quando você se torna um adulto, mas é justamente nesse momento de incerteza e de medo que devemos nos lembrar da quantidade de coisas novas que podemos e iremos aprender, ao passarmos por estas mudanças. Mesmo se nos sentirmos insatisfeitos no início, ou mesmo se errarmos na escolha, a verdade é que temos uma chance de ouro de crescer ainda mais, quando sentimos a necessidade de mudar, ou quando precisamos mudar. Eu acredito muito nisso, e acreditar nisso tem me dado ânimo para encarar esta nova fase da minha vida. É no erro, e no "novo", que temos mais chance de nos tornarmos pessoas melhores, mais capazes.

Ao se deparar, então, com a posibilidade de mudar o rumo da sua vida, não se assuste. Erga a cabeça, e prepare-se para amadurecer. ;)

8 comentários:

  1. tem gente que tem problemas, com a possibilidade de mudar o rumo da vida. olha eu tenho um blog, se quiser dá uma olhada http://brunarafaelaworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Como já disse, não devemos ter medo do novo.
    Desejo-lhe sabedoria, um pouco mais e sorte.
    "... Quem acredita sempre alcança ... "

    ResponderExcluir
  3. Brother... MUDANÇAS!!!! Não existe coisa mais importante... pq é através da escolha de mudar que condicionamos nossa vida a outro patamar!!! Foi por querer mudar que sai de um emprego que eu gostava para um que eu AMO, A FOTOGRAFIA!!!! VIVA A MUDANÇA!!! Excelente texto, tá de parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mudar faz parte, e toda mudança por mais assustadora que parece sempre revela coisas novas, sentimentos novos e conhecimento!!
    Não se preocupe.. se vc teve esse desejo de mudança agora acredite.. essa foi a hora!! ;)

    Eu sei pq já passei por isso...aliás to passando... e a gente pode tudo que quiser..é só acreditar ;)

    ResponderExcluir
  5. joe joe, acabo de passar pela mesmissima coisa que você. E hoje no meu atual trabalho depois da decisão tomada me vem essas incertezas. As mudanças boas ou ruins, sempre nos fazem crescer. As vezes a gente sente um aperto no peito inexplicavel, eu chamo isso de duvida. E esse aperto é por querer mais e não saber os caminhos, alguns são tão abruptos que a gente costuma não perceber e quando assusta você já não é mais o mesmo. Ai deus suas palavras me vieram a calhar menino. Saudades

    ResponderExcluir
  6. Joe, é natural toda essa sua insegurança , pois tudo que é novo e desconhecido nos causa esse sentimento!
    Medo de não estar fazendo a escolha certa,também é normal ... mas lembre-se que vc só saberá , se o fizer ...
    Uma coisa é certa; DDD Decisões Decidem Destinos!!
    Bjs *-*

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, irmão.

    Comentarei só uma coisinha: a palavra MUDANÇA carrega em sua forma verbal um poder intrínseco imensurável que a maioria absoluta das pessoas desconhece.

    Boa sorte na sua mudança, meu caro! =D

    ResponderExcluir
  8. Bicho de 7 cabeças???

    Tem vez que eu acho que esse bichinho tem é 8 ou 9...
    Normal mesmo kra, acho no fim das contas que o que torna as coisas ainda mais difícies é que você tem que decidir rápido. A insegurança é grande, mas no fim das contas, mesmo que lá na frente você se arrependa do que fez, as melhores escolhas é agente que faz.


    Abraço

    ResponderExcluir