quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Smile. =)

Não, você não está sendo filmado heh, mas sorria!
Já passou pela sua cabeça que um sorriso pode ser a cura de seus males?


"Smile, though your heart is aching
Smile, even though it's breaking"

Eu admito que, na hora de tirar uma foto, eu não consigo sorrir; sempre sai aquele sorriso quadrado, forçado, um desastre. Nessas horas meu sorriso é uma negação, mas sorrisos espontâneos, daqueles que aparecem quando alguém te faz um elogio, ou quando você resgata aquele momento marcante (e bom!) da sua vida, esses sim, eu costumo expressar com frequência.. e como isso me faz bem!

Há pessoas que encontram dificuldade em sorrir, mas não ao tirarem fotos, como eu, e sim no cotidiano. Para elas, tudo está ruim, tudo é motivo de reclamação e insatisfação. É como se o universo delas fosse cinza escuro, onde nem uma chuva de balões de tinta consegue trazer alguma cor às suas vidas. Geralmente esssas pessoas são amarguradas, tristes por carregarem feridas ainda não cicatrizadas do passado, ou são pessoas que simplesmente gostam de reclamar de tudo mesmo, sem motivo algum. Elas não conseguem sorrir naturalmente, ou espontaneamente, e acreditam que não têm esta capacidade porque a vida não lhes dá motivo para sorrir. Ledo engano.

"Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near"

A vida nos dá motivos pra sorrir a cada minuto, a cada instante (pequenos gestos ;D leram o texto "Pequenas Grandes Coisas" deste blog heh?), e muitas vezes, basta olharmos pra dentro de nós mesmos, para entendermos que sim, devemos sorrir, mesmo em momentos difíceis. Uma mãe que chora de saudade do seu filho que está no exterior deve sorrir, na certeza de seu retorno. Uma família que perdeu um ente querido deve sorrir, na certeza de que ele está em um lugar muito melhor do que este. Um indivíduo que perdeu tudo deve sorrir, na certeza de que tem forças ainda, para recomeçar. Você, leitor, deve estar aí pensando: "falar é fácil...". É claro que, diante de certos acontecimentos, esboçar um sorriso é impossível, porém o sofrimento e a angústia que tais fatos geram não acrescentam em nada no bem estar de alguém, logo, não podem se arrastar pro restante da vida desta pessoa.

"That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?"

Frente a momentos difíceis, devemos buscar forças, e sorrir, certos de que podemos superar toda a dor que nos consome se continuarmos a olhar a vida com um olhar otimista. Na agitação do dia-a-dia, devemos dar um tempo para nós mesmos, refletir, e sorrir, certos de que somos saudáveis e temos tudo aquilo que queremos, ou estamos lutando para ter aquilo que não temos. Nesta vida, que é tão curta, devemos buscar o bem estar, devemos sorrir, para podermos encher de esperança o coração de uma pessoa desacreditada, quando esta vislumbra um sorriso nosso. Afinal, sejamos sinceros, todos nós admiramos um sorriso bonito, sincero, cheio de vida.

Então, simplesmente sorria. =)

"You'll find that life is still worthwhile, if you just smile."

(assista ao vídeo e ouça a letra desta bela música de Charles Chaplin, interpretada magistralmente pelo mito Michael Jackson: http://www.youtube.com/watch?v=kmw1yYRdDOM)

10 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Concordo plenamente. Tristeza e pesar são como ervas daninhas na vida de qualquer pessoa. Temos sempre que sorrir. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto.
    Em tudo que li concordei, e acho que realmente não sabemos quanto significa um sorriso.
    Parabéns! E agr eu vou acompanhar seu blog tmb :D
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Joe!
    Nada como um sorriso!
    Melhor ainda, um bom humor!
    O bom humor muda o teor dos pensamentos!
    Conheça meu blog http://wwwautenticidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto brother!!!!

    Como sempre as idéias estão mto bem colocadas e vc falou de um assunto importante.... SORRIR... coisa rara hj em dia em certos setores públicos!!! Acho que um sorriso não faz mal a ninguém, aliás, é comprovado que sorrir pode acelerar a cura de diversas doenças!!!!

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto meu caro Joe..
    Apesar das dificuldades que tenho,
    passo o dia inteiro sorrindo, procurando
    sempre a felicidade nas coisas mais simples.
    Obrigado por proporcionar-me essas palavras
    tão bem colocadas.
    Parabenizo-o pelo Blog.
    Felicidades sempre AMIGO e sorria ..

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, amigo, como sempre fantástico!
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Não tenho a menor dificuldade de sorrir; talvez em função de ver sempre o lado positivo de tudo e encarar a vida com renitente otimismo. Ainda q os amargurados de plantão o tenham como bobo da corte.
    Um abraço
    Sérgio Monteiro

    ResponderExcluir
  8. Olá Joe!
    Não é de autoria minha o texto!
    Obrigada por comentar!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. bom texto! gostei do blog!
    seguindo ;*
    Isabel

    ResponderExcluir
  10. Nas palavras de uma das pessoas mais sábias que já conheci (e da qual sinto muita falta, uma vez que ela se mudou pra Salvador):
    "Pra que viver chorando, se eu sei viver sorrindo?" (Renatinha Coração)

    ResponderExcluir