terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vidro. Papel. Plástico. Metal. Pessoas.

No texto anterior eu expressei minha opinião sobre pessoas que tiram a vida de outras, por motivos torpes... mas o que dizer das pessoas que descartam amizades ou amores, jogam fora no lixo, geralmente sem motivo relevante, eliminando-os de suas vidas?

Você é uma destas pessoas?
Você já sofreu por causa destas pessoas?



Infelizmente vivemos em um mundo onde a maioria dos indivíduos se preocupa em olhar apenas para seu próprio umbigo. Eles estabelecem relações de amizade, amor, e companheirismo com outras pessoas, mas nunca deixam de priorizar os seus interesses pessoais, o que, de uma certa forma, é bom, desde que o egoísmo não se sobreponha a estas prioridades. Todas as relações humanas são passíveis de apresentarem problemas dos mais diversos: problemas de interação, de confiança, de compatibilidade de gênios, enfim, nenhuma relação humana é perfeita, muito menos nos dias de hoje, e ainda bem que não são, pois são as diferenças entre os seres humanos que mais nos dão chance de amadurecer e aprender. Frente a estas adversidades, a consideração e o afeto que se tem pela outra pessoa deveriam falar mais alto, o que certamente levaria ambos a encontrarem a solução perfeita para o embaraço.

Acontece que, para alguns, tais incompatibilidades se mostram como um grande muro a ser transponido, e eles simplesmente não estão dispostos a vencê-lo. Ao contrário disso, estas pessoas preferem eliminar este obstáculo de suas vidas, e consequentemente excluem de seu convívio aqueles que, até ontem, eram seus melhores amigos, seus parceiros de trabalho, pessoas que diziam amar. Às vezes, uma simples "raiva" ou "decepção" já é motivo para uma pessoa ignorar outra, como se ela nunca tivesse existido, como se elas não tivessem escrito uma história. Geralmente, tal desligamento se dá de forma abrupta, onde um ser humano se afasta do outro, seja lá por qual motivo, e nem dá à outra pessoa a chance de argumentar, de mostrar o seu ponto de vista, ou até mesmo de se defender, perdendo a oportunidade, inclusive, de explicar o motivo de seu afastamento, o motivo de seu desapontamento. Aquele amigo, aquele amor, em minutos se torna tão valioso quanto um copo descartável.

Há pessoas que se afastam de outras devido à distância, e desta maneira eu já perdi contato com bastante gente, isto é natural da vida. Também já tive problemas com algumas pessoas e decidi me afastar delas mas não sem antes expor os problemas, não sem antes explicar a situação, buscando uma solução que favorecesse ambas as partes. Nas circunstâncias deste texto, não levo em consideração afastamentos gerados por um grande sofrimento, pois cada pessoa tem o seu tempo certo para se recuperar, nestas situações. O que eu critico aqui são pessoas que simplesmente se desvinculam de outras do dia para a noite, se desvinculam de pessoas com quem tem um laço importante; critico pessoas que tratam as outras como objetos, que só lhe servem enquanto lhes é conveniente, sem falar daqueles que ensaiam uma boa postura diante da sociedade, uma postura solidária e imaculada, acabando por revelar toda sua hipocrisia ao adotar esse tipo de comportamento excludente para com seu próximo.

Uma grande variedade de pessoas passa por nossas vidas diariamente. Acredito que nunca agi desta forma com ninguém que conviveu comigo, muito menos com amigos muito próximos. Pensei muito antes de escrever este texto, afinal, não queria criticar um comportamento que talvez eu mesmo adotei em anos anteriores. Também tenho consciência de que ninguém é obrigado a gostar de ninguém, nem se manter próximo de ninguém, porém, quando uma pessoa estabelece uma relação de confiança com a outra, uma relação de amizade ou amor, o natural é que esta relação seja diferenciada, seja realmente especial, não se configurando apenas como "mais uma". As relações humanas, se bem cuidadas, poderiam salvar o planeta do caos, no entanto esta não é uma máxima do nosso mundo, e com isso a sociedade caminha cada vez mais para a auto destruição.

Atitudes tão infantis e lamentáveis acabam por revelar o caráter de alguém... ou a falta dele. Reflita.

6 comentários:

  1. Eu acho que isso acontece por efeito dominó, acredito que as pessoas queriam ter relações de amizada mais profundas umas com as outras. Mas nem sempre se relacionar com os outros é uma prioridade, derrepente a prioridade das pessoas é o trabalho, o dinheiro, ou os estudos, ou o conjuge. é triste, mas aprendi que as amizades são relações de interesses, eles vem e vão... tão fecilmente, que eu busquei cultivar mais aqueles de muito tempo e valorizar a familia pois eta eu sei que não vai virar as costas. Acho um pouco triste, mas é o que vejo acontecer, inclusive comigo!

    ResponderExcluir
  2. Mas olha que legal que o twitter faz... me deixou reencontrar e ficar perto das pessoas queridos e dos pensamentos e anseios delas!

    ResponderExcluir
  3. Demais seu texto amigo... estou passando por isso mesmo.... esse afastamento de pessoas.... não estou me afastando... na verdade elas que estão.... estou interpretando isso como um recomeço para mim.... rs

    ResponderExcluir
  4. Joe, gostei muito de seu texto refletor,temos muito em comum!
    Coisas da vida... mas infelizmente valemos o que temos;as pessoas gostam do que nós temos e não do que somos!Isso é fato!
    Eu já passei por situações de amizade que, enquanto eu tinha um bom trabalho,bancava baladas e etc... eu tinha valor; apartir do momento que passei por fases difíceis; essa pessoa simplesmente se afastou!
    O ser humano é muito materialista,fútil e soberbo!
    E esta longe de grandes evoluções!
    Vc escreve muito bem e tem grande sensibilidade! Parabéns!
    Bjs *--*

    ResponderExcluir
  5. É, infelismente esta é a realidade.
    Pessoas me deceocionam a todo momento,
    dizem que nos ama, gosta e tempo depois nos
    dá as costas sem motivo algum; exatamente como no texto. Fazer o quê? Pensar o que de uma pessoa com essas atitudes?
    Não penso o que muitos pensam, ainda tenho esperança...

    ResponderExcluir
  6. Olá Joe!
    Viu ... sem saber que somos do mesmo signo,te afirmei no meu último comentário que temos muito em comum!!
    Muito obrigada por me parabenizar!!
    Tudo de bom!
    Bjs *--*

    ResponderExcluir